segunda-feira, 23 de abril de 2012


AULA 6 – MOTORES

CONCEITO: Toda máquina que produz energia mecânica a partir de outra energia (elétrica, calorífica).

  • MOTORES TÉRMICOS: Motor a pistão - Transformam energia calorífica em energia mecânica.

  • MOTORES AEROTÉRMICOS: Motor a reação.
            
1- CLASSIFICAÇÃO:
      
      a) QUANTO A COMBUSTÃO:  
    
       Motores de combustão externa:  o combustível é queimado fora do motor.
         
  • VANTAGEM: Utiliza qualquer tipo de combustível.
          
  • DESVANTAGEM: Muito pesado.

       Motores de combustão internao combustível é queimado no interior do motor.

  • VANTAGEM: Elevada potência, leve.
      b) QUANTO AO SISTEMA DE PROPULSÃO:

      Avião a hélice: o motor não produz diretamente a tração, quem produz tração e a HÉLICE.
                 Impulsiona grandes massas de ar a velocidades relativamente pequenas.
                 Baseia-se na 3ª Lei de Newton
                 Ex: Motor a pistão e Turbo hélice.

       Avião a reação: o motor produz diretamente a tração.
                Impulsiona pequenas massas de ar a grandes velocidades.
                Ex: Turbojato e Turbofan.

2- TIPOS DE MOTORES:

       
   a) Motor a pistãoÉ o mais utilizado em aviões de pequeno porte, é econômico e eficiente em baixas velocidades e altitudes. Baixo custo   

   b) Motor turbo héliceÉ um turbojato modificado.
              Quase toda energia é utilizada para girar uma turbina.
              A hélice é acionada através de uma caixa de redução.
             Ideal para velocidades intermediárias entre o motor a pistão e turbofan,

   c) Motor turbofanÉ um turbojato acrescido de um FAN.
             O FAN cria um fluxo de ar frio que mistura com o ar quente abafando o som.              
             VANTAGEM: elevada tração, baixo ruído e grande econômia.
             É o mais utilizado em aviões de alta velocidade


      d) Motor turbojatoO ar admitido é impulsionado num fluxo de alta velocidade.
                Utiliza a expansão dos gases queimados pela combustão.
                É anti-econômico e ineficiente em baixas velocidades e altitudes.
                É o mais utilizado em aviões supersônicos.


     Ordem crescente de velocidade e altitude:  Motor a pistão, motor turbo hélice, turbofan e turbojato.


3- QUALIDADES DO MOTOR AERONÁUTICO:

      a) Eficiência térmica: É a relação entre a potência mecânica produzida pela potência térmica liberada. Essa relação fica entre 25% a 30%.
                                          * Motores elétricos – 90%.

      b) Leveza: É a relação entre a massa e a potência do motor.
            * Essa relação deve ser a MENOR possível, pois assim o motor suporta MENOS peso por HP.
      
      c) Facilidade de manutenção: A segurança do funcionamento está ligada ao cumprimento rigoroso das inspeções periódicas programadas pelo FABRICANTE DO MOTOR.
           Essas inspeções são cumpridas por intervalos de horas de voo e são conhecidas como PERIÓDICAS. Ex: 25h, 50h...  

       d) Durabilidade: Determinado número de horas, estabelecidas palo FABRICANTE DO MOTOR, para o motor fazer REVISÃO GERAL, também conhecida por TBO - “Time Between Overhauls” Tempo entre Revisões Gerais.

       e) Economia: O motor aeronáutico deve ter baixo consumo.
           
             DEFINIÇÃO: 

      Consumo horário: Quantidade consumida por hora. Ex: 30 litros/hora.
                                       É utilizado para cálculos de navegação aérea


      Consumo específico: Leva em consideração a potência do motor. Ex:0,2 litros/HP/ hora.
                                        É utilizado para comparar eficiência de motores.
                                       * O motor mais eficiente é aquele que consome menos por HP/hora.

        f) Ausência de vibrações:  O motor deve funcionar suavemente, sem vibrações.

              DEFINIÇÃO:

 Equilíbrio: É a ausência de vibração no sentido transversal ( para cima, para baixo e para os lados).

 Regularidade do conjugado do motor: É a ausência de vibração no sentido de rotação. (O motor a reação tem maior regularidade que o motor à pistão).
      

         g) Pequena área frontal: A área frontal do motor deve ser pequena para ser instalado nas aeronaves de fuselagem estreita melhorando a aerodinâmica. 

          h) Excesso de potência na decolagem: Por segurança os motores aeronáuticos devem manter uma potência superior ao do projeto por um curto tempo ( 1 min) usada na decolagem.

          i) Compacidade: Os motores aeronáuticos devem ser compactos, diminuindo assim o seu pesomelhorando o resultado da leveza que é a razão entre a massa e a potência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário