terça-feira, 17 de abril de 2012


AULA 3 – SISTEMAS DE CONTROLE DE VOO OU DE COMANDOS DE VOO.


FINALIDADE: movimentar as superfícies de controle de voo, aileron, profundor, leme e seus 
                            compensadores.

ACIONAMENTO: feito pelo piloto através do manche e dos pedais.

a- MANCHE: é acionado pelas mãos do piloto.

    TIPOS: Volante e Bastão.

MANCHE
NARIZ
PROFUNDOR
CAUDA
COMANDO
EIXO
P/ FRENTE
DESCE
P/ BAIXO
SOBE
*PICAR
LATERAL
P/ TRÁS
SOBE
P/ CIMA
DESCE
*CABRAR
LATERAL

                    *ARFAGEM OU TANGAGEM


MANCHE
ASA
DIREITA
ASA
ESQUERDA
AILERON
DIREITO
AILERON
ESQUERDO
COMANDO
EIXO
PARA
DIREITA
DESCE
SOBE
SOBE
DESCE
ROLAMENTO*
LONGI- TUDINAL
PARA
ESQUERDA
SOBE
DESCE
DESCE
SOBE
ROLAMENTO*
LONGI-TUDINAL

* INCLINAÇÃO LATERAL OU BANCAGEM


b- PEDAIS: são acionados pelos pés do piloto.

PEDAL
NARIZ
LEME
CAUDA
COMANDO
EIXO
DIREITO
DIREITA
DIREITA
ESQUERDA
GUINADA
DIREITA
VERTICAL
ESQUERDO
ESQUERDA
ESQUERDA
DIREITA
GUINADA
ESQUERDA
VERTICAL


 COMPOSIÇÃO DO SISTEMA:

  • manche
  • pedais
  • alavancas
  • cabos
  • quadrantes
  • roldanas ou polias
  • esticadores
  • guias
  • hastes.




 VERIFICAÇÃO E AJUSTES:

  • Alinhamento dos comandos: Manche e pedais em NEUTRO, as superfícies devem  permanecer em NEUTRO


  • Ajuste dos batentes: Limitam o movimento das superfícies de comando evitando a sobrecarga na estrutura durante o voo.


  • Ajuste da tensão dos cabos: Determinada pelo FABRICANTE.
                  Cabos frouxos – reduz ou anula o comando.
                  Cabos muito esticados – comandos ficam duros e desgastam os componentes do sistema.


  • Balanceamento das superfícies: Para compensar o efeito da massa ou do peso dessas superfícies. Deve ser verificado sempre que houver algum reparo ou pintura na superfície.

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