AULA 3 – SISTEMAS DE
CONTROLE DE VOO OU DE COMANDOS DE VOO.
FINALIDADE: movimentar
as superfícies de controle de voo, aileron, profundor, leme e seus
compensadores.
ACIONAMENTO: feito pelo
piloto através do manche e dos pedais.
a- MANCHE: é acionado pelas mãos do piloto.
TIPOS: Volante e Bastão.
MANCHE
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NARIZ
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PROFUNDOR
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CAUDA
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COMANDO
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EIXO
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P/ FRENTE
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DESCE
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P/ BAIXO
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SOBE
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*PICAR
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LATERAL
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P/ TRÁS
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SOBE
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P/ CIMA
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DESCE
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*CABRAR
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LATERAL
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*ARFAGEM OU TANGAGEM
MANCHE
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ASA
DIREITA
|
ASA
ESQUERDA
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AILERON
DIREITO
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AILERON
ESQUERDO
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COMANDO
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EIXO
|
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PARA
DIREITA
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DESCE
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SOBE
|
SOBE
|
DESCE
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ROLAMENTO*
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LONGI- TUDINAL
|
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PARA
ESQUERDA
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SOBE
|
DESCE
|
DESCE
|
SOBE
|
ROLAMENTO*
|
LONGI-TUDINAL
|
* INCLINAÇÃO LATERAL OU BANCAGEM
b- PEDAIS: são acionados pelos pés do piloto.
PEDAL
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NARIZ
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LEME
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CAUDA
|
COMANDO
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EIXO
|
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DIREITO
|
DIREITA
|
DIREITA
|
ESQUERDA
|
GUINADA
DIREITA
|
VERTICAL
|
|
ESQUERDO
|
ESQUERDA
|
ESQUERDA
|
DIREITA
|
GUINADA
ESQUERDA
|
VERTICAL
|
COMPOSIÇÃO
DO SISTEMA:
- manche
- pedais
- alavancas
- cabos
- quadrantes
- roldanas ou polias
- esticadores
- guias
- hastes.
VERIFICAÇÃO
E AJUSTES:
- Alinhamento dos comandos: Manche e pedais em NEUTRO, as superfícies devem permanecer em NEUTRO
- Ajuste dos batentes: Limitam o movimento das superfícies de comando evitando
a sobrecarga na estrutura durante o voo.
- Ajuste da tensão dos cabos: Determinada pelo FABRICANTE.
Cabos frouxos – reduz
ou anula o comando.
Cabos muito esticados – comandos
ficam duros e desgastam os componentes do sistema.
- Balanceamento das superfícies: Para
compensar o efeito da massa ou do peso dessas superfícies. Deve
ser verificado sempre que houver algum reparo ou
pintura na superfície.
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