quarta-feira, 18 de abril de 2012


AULA 5 – SISTEMA HIDRÁULICO


1- FUNÇÃO: Acionar componentes através da pressão transmitida a um fluido.


2- FINALIDADE: Diminuir o esforço do piloto para acionar vários componentes durante o voo e também no solo.

LEI DE PASCAL: “ A pressão aplicada em um ponto do fluido transmite-se igualmente a todas as partes desse mesmo fluido”.


3- RENDIMENTO MECÂNICO: É a razão da força produzida no cilindro atuador pela força aplicada no cilindro primário.

* Quanto maior esse resultado melhor o rendimento mecânico.





       R=   F     Força produzida   R=   A      Área do pistão do cilindro atuador
               f      Força aplicada              a      Área do pistão do cilindro primário



RENDIMENTOS MECÂNICOS POSSÍVEIS:


R<1
Possível (ampliando o movimento e reduzindo a força)
R=1
Possível ( força produzida = força aplicada)
R>1
Possível ( força produzida > força aplicada)
R=0
Impossível




4- APLICAÇÕES: É utilizado quando houver necessidade de aplicar grande força para atuação de algum componente do avião.

  • AVIÕES PEQUENOS: Utilizado para acionar somente o freio.


  • AVIÕES MAIORES: Utilizado para acionar profundor, leme, flapes, slats, recolher trem e controlar o direcionamento do trem do nariz.

SISTEMAS
VANTAGENS
DESVANTAGENS
MECÂNICO
Simples
Barato
Confiável
Durável
Facilidade na manutenção
Utilizado somente em aviões de pequeno porte
Depende da força muscular do piloto
HIDRÁULICO
Ampliação de forças
Confiabilidade
Falhas graduais
Leve
Facilidade na instalação
Controle simples
* Descontaminação do sistema

ELÉTRICO
Facilidade na instalação
Controle simples
Precisão
Pesado
Falha repentina
(mau contato / superaquecimento)
Manutenção criteriosa
PNEUMÁTICO
Não necessita linha de retorno
Imprecisão
Manutenção cuidadosa
  

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