AULA 5 – SISTEMA
HIDRÁULICO
1- FUNÇÃO: Acionar
componentes através da pressão transmitida a um fluido.
2- FINALIDADE: Diminuir o esforço do piloto para acionar vários
componentes durante o voo e também no solo.
LEI DE PASCAL: “ A pressão aplicada em um ponto do fluido
transmite-se igualmente a todas as partes desse mesmo fluido”.
3- RENDIMENTO MECÂNICO: É a razão da força produzida no cilindro atuador pela
força aplicada no cilindro primário.
* Quanto maior esse
resultado melhor o rendimento mecânico.
R= F Força produzida R= A Área do pistão do cilindro atuador
f Força aplicada a Área do pistão do
cilindro primário
RENDIMENTOS MECÂNICOS
POSSÍVEIS:
R<1
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Possível (ampliando o movimento e reduzindo a
força)
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R=1
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Possível ( força produzida = força aplicada)
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R>1
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Possível ( força produzida > força aplicada)
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R=0
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Impossível
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4- APLICAÇÕES: É utilizado quando houver necessidade de aplicar
grande força para atuação de algum componente do avião.
- AVIÕES PEQUENOS: Utilizado para acionar somente o freio.
- AVIÕES
MAIORES: Utilizado para
acionar profundor, leme, flapes, slats, recolher trem e controlar o
direcionamento do trem do nariz.
SISTEMAS
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VANTAGENS
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DESVANTAGENS
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MECÂNICO
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Simples
Barato
Confiável
Durável
Facilidade na manutenção
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Utilizado somente em aviões de
pequeno porte
Depende da força muscular do
piloto
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HIDRÁULICO
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Ampliação de forças
Confiabilidade
Falhas graduais
Leve
Facilidade na instalação
Controle simples
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* Descontaminação do sistema
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ELÉTRICO
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Facilidade na instalação
Controle simples
Precisão
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Pesado
Falha repentina
(mau contato / superaquecimento)
Manutenção criteriosa
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PNEUMÁTICO
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Não necessita linha de retorno
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Imprecisão
Manutenção cuidadosa
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