quarta-feira, 18 de abril de 2012


AULA 4 – TREM DE POUSO

1- FINALIDADE: Apoiar, amortecer, frear e controlar a direção da aeronave durante o taxi ou manobra no solo.

2- CLASSIFICAÇÃO:

a) Quanto ao meio que operam:
  • HIDROAVIÃO OU HIDROPLANO – pousa e decola somente da água.
  • TERRESTRE – pousa e decola somente do solo.
  • ANFÍBIO – pousa e decola da água ou do solo.

b) Quanto à distância de pouso e decolagem:
  • VTOL – decolagem e pouso na vertical.
  • STOL -  decolagem e pouso curtos.
  • CTOL -  decolagem e pouso convencionais.

c) Quanto a mobilidade do trem de pouso:    
  • FIXO – permanece na posição durante todo o voo.
  • RETRÁTIL – mesmo depois de recolhido fica uma parte visível.
  • ESCAMOTEÁVEL – depois de recolhido não aparece.

d) Quanto a disposição das rodas:    
  • CONVENCIONAL – Possui bequilha, o CG fica atrás do trem principal.
  • TRICICLO – Possui trem do nariz, o CG fica à frente do trem principal.

e) Trem de pouso tipo mola:
  • é o mais simples
  • COMPOSIÇÃO: tubo de aço flexivel ou uma lâmina que atua como uma mola.
  • A mola não absorve o impacto, simplesmente repasssa para o avião.

f) Trem de pouso articulado com amortecedores de borracha.
  • Aros de borracha amortecem o impacto.
  • Possuem forma de discos ou cordas ( sandows)

3- ACIONAMENTO:

          a) Hidráulico, elétrico ou emergência.

          b) Após o acionamento, luzes se acendem no painel para acompanhar o funcionamento do trem de pouso até ficar totalmente baixado e travado.


4- AMORTECEDORES

TIPOS:

 a) HIDRÁULICO:

  • COMPONENTES: óleo ou fluido, haste com agulha, mola e tesoura

  • FUNÇÃO: amortecer o impacto e suportar o peso do avião no solo.
  

COMPONENTES
FUNÇÃO
Óleo ou fluido
Amortecer o impacto do pouso
Haste
Deslizar conduzindo a agulha
Agulha
Restringir a passagem do fluido
Mola
Suportar o peso do avião
Tesoura
Manter o alinhamento da roda


 b) HIDROPNEUMÉTICO: também chamado de óleo-pneumático

  • COMPONENTES: ar ou gás, óleo ou fluido, haste com agulha e tesoura

  • FUNÇÃO: amortecer o impacto e suportar o peso do avião no solo.

COMPONENTES
FUNÇÃO
Óleo ou fluido
Amortecer o impacto do pouso
Haste
Deslizar conduzindo a agulha
Agulha
Restringir a passagem do fluido
Ar ou Gás
Suportar o peso do avião
Tesoura
Manter o alinhamento da roda


5- CONJUNTO DAS RODAS

  • FINALIDADE: Permitir a rolagem e a freagem do avião no solo.

  • TIPOS: alta pressão e baixa pressão.

                  ALTA PRESSÃO:  para pistas pavimentadas ou duras

                  BAIXA PRESSÃO: para pistas macias ( grama ou terra solta)

  • COMPOSIÇÃO: O conjunto das rodas compõem-se de pneu, rodas e freio.
   
       a)   PNEU : SUPORTA A PRESSÃO DO AR

COMPONENTES
FUNÇÃO
Lonas
Dar maior resistência à carcaça do pneu.
Sulcos
Permitir a fuga da água evitando aquaplanagem
Câmara de ar
Conter o ar de inflagem
Banda de rodagem
É a superfície que sofre desgaste



       b) RODAS:

       TIPOS:

  • Flanges independentesAs duas flanges são desmontáveis.

  • Meias-rodasA roda é desmontada dividindo-a em duas partes iguais.

  • Cubo e flangeA desmontagem é feita em uma flange, a outra flange faz parte da roda.

      c)  FREIOS:

  • FUNÇÃO: Frear, executar curvas fechadas e manobras no solo, utilizando a FREAGEM   
       DIFERENCIAL, ou seja, frear apenas a roda do lado que executará a curva no solo.

  • LOCALIZAÇÃO: Trem de pouso principal, pois é onde o peso maior do avião está concentrado. ( há exceções)

  • ACIONAMENTO: São acionados pelos mesmos pedais do leme de direção, pisando somente  nas pontas dos pedais (também há exceções – aeronaves com quatro pedais, dois para o leme e dois para o freio).

  • TIPOS: Freio a tambor e freio a disco.

           FREIO A TAMBOR:

COMPONENTES
FUNÇÃO
Tambor
Girar preso à roda para sofrer o atrito das sapatas ou lonas
Sapatas ou lonas
Atritar no tambor freando a roda
Molas
Afastar as sapatas ou lonas do tambor
Cilindro
Pressionar as sapatas ou lonas contra o tambor

           FREIO A DISCO:

COMPONENTES
FUNÇÃO
Disco
Girar preso à roda para sofrer o atrito das pastilhas
Pastilhas
Atritar no disco freando a roda
Pinças
Afastar as pastilhas do disco
Cilindro
Pressionar as pastilhas contra o disco


 6- SISTEMA DE ACIONAMENTO DOS FREIOS:  
 
  • HIDRÁULICO – É o mais utilizado nos aviões, é confiável.

  • PNEUMÁTICO – Utiliza ar comprimido, não é confiável, pois precisa renovar o ar para ser utilizado novamente.

  • MECÂNICO – O acionamento é feito por hastes, alavancas, polias, cabos etc.


7- FREIO DE ESTACIONAMENTO:

      TIPOS: Freio normal ou freio independente

  • FREIO NORMAL: Os freios são pressionados e ficam travados por uma alavanca puxada pelo piloto.

  • FREIO INDEPENDENTE: São mecânicos semelhantes ao freio de mão dos carros.


8- SISTEMAS DE FREAGEM DE EMERGÊNCIA:

SISTEMAS
COMPOSIÇÃO
FUNCIONAMENTO
OBSERVAÇÃO
DUPLICADO
DOIS SISTEMAS INDEPENDENTES
EM CONJUNTO
 E AO MESMO TEMPO
A FALHA DE UM NÃO AFETA O OUTRO
EMERGÊNCIA
INDEPENDENTE
SEPARADO DO SISTEMA PRINCIPAL
SOMENTE QUANDO HOUVER FALHA DO PRINCIPAL
HÁ EXCEÇÕES: PODE SER UTILIZADO COMO   FREIO DE  ESTACIONAMENTO


9- SISTEMA ANTI-DERRAPANTE

FUNÇÃO: Evitar que a derrapagem ocorra na condição de máxima freagem (quando os pneus / rodas estão prestes a derrapar / parar ), liberando os freios e acionando-os em seguida, repetidamente.

OBS: O piloto deve verificar se o sistema está ligado e funcionando antes do pouso.

10- CONTROLE DIRECIONAL NO SOLO:

  É efetuado pelo trem do nariz ou pela bequilha através dos pedais (cabos e hastes) nos aviões de pequeno porte. E pelo steering nos aviões de grande porte.

* SHIMMY: Vibração direcional do trem do nariz que pode ocorrer durante a corrida da decolagem  ou do pouso.

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