AULA 4 – TREM DE POUSO
1- FINALIDADE:
Apoiar, amortecer, frear e controlar a direção da aeronave durante o taxi ou
manobra no solo.
2- CLASSIFICAÇÃO:
a) Quanto ao meio que operam:
- HIDROAVIÃO OU HIDROPLANO – pousa e decola somente da água.
- TERRESTRE – pousa e decola somente do solo.
- ANFÍBIO – pousa e decola da água ou do solo.
b) Quanto à distância de pouso e decolagem:
- VTOL – decolagem e pouso na vertical.
- STOL - decolagem e pouso curtos.
- CTOL - decolagem e pouso convencionais.
c) Quanto a mobilidade do trem de pouso:
- FIXO – permanece na posição durante todo o voo.
- RETRÁTIL – mesmo depois de recolhido fica uma parte visível.
- ESCAMOTEÁVEL – depois de recolhido não aparece.
d) Quanto a disposição das rodas:
- CONVENCIONAL – Possui bequilha, o CG fica atrás do trem principal.
- TRICICLO – Possui trem do nariz, o CG fica à frente do trem principal.
e) Trem de pouso tipo mola:
- é o mais simples
- COMPOSIÇÃO: tubo de aço flexivel ou uma lâmina que atua como uma mola.
- A mola não absorve o impacto, simplesmente repasssa para o avião.
f) Trem de pouso articulado com amortecedores de
borracha.
- Aros de borracha amortecem o impacto.
- Possuem forma de discos ou cordas ( sandows)
3- ACIONAMENTO:
a)
Hidráulico, elétrico ou emergência.
b) Após o
acionamento, luzes se acendem no painel para acompanhar o funcionamento do trem
de pouso até ficar totalmente baixado e travado.
4- AMORTECEDORES
TIPOS:
a) HIDRÁULICO:
- COMPONENTES: óleo ou fluido, haste com agulha, mola e tesoura
- FUNÇÃO: amortecer o impacto e suportar o peso do avião no solo.
COMPONENTES
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FUNÇÃO
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Óleo ou fluido
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Amortecer o
impacto do pouso
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Haste
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Deslizar
conduzindo a agulha
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Agulha
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Restringir a
passagem do fluido
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Mola
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Suportar o peso do avião
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Tesoura
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Manter o
alinhamento da roda
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b)
HIDROPNEUMÉTICO: também chamado de óleo-pneumático
- COMPONENTES: ar ou gás, óleo ou fluido, haste com agulha e tesoura
- FUNÇÃO: amortecer o impacto e suportar o peso do avião no solo.
COMPONENTES
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FUNÇÃO
|
|
Óleo ou fluido
|
Amortecer o
impacto do pouso
|
|
Haste
|
Deslizar
conduzindo a agulha
|
|
Agulha
|
Restringir a
passagem do fluido
|
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Ar ou Gás
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Suportar o
peso do avião
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|
Tesoura
|
Manter o
alinhamento da roda
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5- CONJUNTO DAS RODAS
- FINALIDADE: Permitir a rolagem e a freagem do avião no solo.
- TIPOS: alta pressão e baixa pressão.
ALTA
PRESSÃO: para pistas pavimentadas ou
duras
BAIXA
PRESSÃO: para pistas macias ( grama ou terra solta)
- COMPOSIÇÃO: O conjunto das rodas compõem-se de pneu, rodas e freio.
a) PNEU :
SUPORTA A PRESSÃO DO AR
COMPONENTES
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FUNÇÃO
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Lonas
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Dar maior
resistência à carcaça do pneu.
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Sulcos
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Permitir a fuga
da água evitando aquaplanagem
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Câmara de ar
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Conter o ar de
inflagem
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Banda de
rodagem
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É a superfície
que sofre desgaste
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b)
RODAS:
TIPOS:
- Flanges independentes – As duas flanges são desmontáveis.
- Meias-rodas – A roda é desmontada dividindo-a em duas partes iguais.
- Cubo e flange – A desmontagem é feita em uma flange, a outra flange faz parte da roda.
c) FREIOS:
- FUNÇÃO: Frear, executar curvas fechadas e manobras no solo, utilizando a FREAGEM
DIFERENCIAL, ou
seja, frear apenas a roda do lado que executará a curva no solo.
- LOCALIZAÇÃO: Trem de pouso principal, pois é onde o peso maior do avião está concentrado. ( há exceções)
- ACIONAMENTO: São acionados pelos mesmos pedais do leme de direção, pisando somente nas pontas dos pedais (também há exceções – aeronaves com quatro pedais, dois para o leme e dois para o freio).
- TIPOS:
Freio a tambor e freio a disco.
FREIO A TAMBOR:
COMPONENTES
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FUNÇÃO
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Tambor
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Girar preso
à roda para sofrer o atrito das sapatas ou lonas
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Sapatas ou
lonas
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Atritar no
tambor freando a roda
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Molas
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Afastar as
sapatas ou lonas do tambor
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Cilindro
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Pressionar as
sapatas ou lonas contra o tambor
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FREIO
A DISCO:
COMPONENTES
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FUNÇÃO
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Disco
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Girar preso
à roda para sofrer o atrito das pastilhas
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Pastilhas
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Atritar no
disco freando a roda
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Pinças
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Afastar as
pastilhas do disco
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Cilindro
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Pressionar as
pastilhas contra o disco
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6- SISTEMA DE ACIONAMENTO DOS FREIOS:
- HIDRÁULICO – É o mais utilizado nos aviões, é confiável.
- PNEUMÁTICO – Utiliza ar comprimido, não é confiável, pois precisa renovar o ar para ser utilizado novamente.
- MECÂNICO – O acionamento é feito por hastes, alavancas, polias, cabos etc.
7- FREIO DE
ESTACIONAMENTO:
TIPOS:
Freio normal ou freio independente
- FREIO NORMAL: Os freios são pressionados e ficam travados por uma alavanca puxada pelo piloto.
- FREIO INDEPENDENTE: São mecânicos semelhantes ao freio de mão dos carros.
8- SISTEMAS DE FREAGEM
DE EMERGÊNCIA:
SISTEMAS
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COMPOSIÇÃO
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FUNCIONAMENTO
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OBSERVAÇÃO
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DUPLICADO
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DOIS SISTEMAS INDEPENDENTES
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EM CONJUNTO
E AO MESMO TEMPO
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A FALHA DE UM
NÃO AFETA O OUTRO
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EMERGÊNCIA
INDEPENDENTE
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SEPARADO DO
SISTEMA PRINCIPAL
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SOMENTE QUANDO
HOUVER FALHA DO PRINCIPAL
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HÁ EXCEÇÕES:
PODE SER UTILIZADO COMO FREIO DE ESTACIONAMENTO
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9- SISTEMA
ANTI-DERRAPANTE
FUNÇÃO: Evitar que a derrapagem ocorra na condição de
máxima freagem (quando os pneus / rodas estão prestes a derrapar / parar ),
liberando os freios e acionando-os em seguida, repetidamente.
OBS: O piloto deve verificar se o sistema está ligado e
funcionando antes do pouso.
10- CONTROLE DIRECIONAL
NO SOLO:
É efetuado pelo trem
do nariz ou pela bequilha através dos pedais (cabos e hastes) nos
aviões de pequeno porte. E pelo steering nos aviões de grande
porte.
* SHIMMY: Vibração direcional do trem do nariz que pode
ocorrer durante a corrida da decolagem
ou do pouso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirotimo me ajudou muito obrigado
ResponderExcluirQuais as causas mais comuns do Shimmy, principalmente no pouso, com acionamento de freios
ResponderExcluirCalibragem de pressão incorreta nos pneus
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